Últimas Notícias
Capa » Medicamentos » Aciclovir – Ação e Reação: Bula Medicamento

Aciclovir – Ação e Reação: Bula Medicamento

Princípio Ativo: Aciclovir

Nomes Comerciais: Virotin, Aciclofar, Acibioanclomax, Aciveral, Clovir, Acivirax, Aciclomed, Antivirax, Hpvir®, Zovirax, Aciclovan, Aciclor, Ezopen, Ciclavix, Cicloviral, Aviral, Ductovirax, Zynvir, Hervirax, Herpesil, Exavir, Uni Vir, Ziclovir.

Medicamento de Referência: Zovirax, Aciclovir. Medicamentos Genéricos: aciclovir, aciclovir sódico.

operadores jurídicos em geral, informações de cunho técnico e científico, disponibilizadas em documentos oficiais produzidos pelos órgãos competentes do SUS e/ou outras agências internacionais, sem substituí-los.

O que é o aciclovir?

Aciclovir

Aciclovir

O aciclovir é a substância ativa dos medicamentos com os nomes comerciais acima expostos.

O princípio ativo o fármaco aciclovir é um agente antiviral muito ativo contra o vírus  do Herpes simplex (HSV), tipos I e II, e o vírus da Varicela zoster. Esta droga atua bloqueando os mecanismos de replicação do   vírus.

Suas formas de apresentação são: comprimido 200mg e 400mg, creme 50mg/g, pomada oftalmológica 30mg/g, solução injetável 250mg.

O medicamento possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA? Para qual finalidade?

Sim, possui registro. Os usos aprovados pela ANVISA são:

  1. Comprimido:
    • Tratamento de infecções pelo vírus Herpes simplex na pele e mucosas, inclusive herpes genital inicial e
    • Supressão (prevenção de recidivas) de infecções recorrentes por Herpes simplex em pacientes imunocompetentes e na profilaxia de infecções por Herpes simplex em pacientes
    • Tratamento de infecções por Herpes
    • Tratamento de pacientes seriamente
  2. Creme:
    • Tratamento de infecções cutâneas pelo vírus do Herpes simplex, inclusive herpes genital e labial inicial e
  3. Pomada:
    • Pomada Oftálmica é indicada para o tratamento da ceratite por herpes
  4. Injetável:
    • Tratamento de infecções pelo vírus Herpes simplex em neonatos, crianças e adultos;
    • Tratamento de infecções pelo vírus Varicella zoster;
    • Tratamento da meningoencefalite herpética;
    • Profilaxia de     infecções       por     Herpes   simplex   em     pacientes imunocomprometidos;
    • Profilaxia de infecções pelo vírus citomegalovírus (CMV) em pacientes que receberam transplante de medula óssea.

CASO o medicamento seja usado fora de tais indicações, configurar-se-á uso fora da bula, não aprovado pela ANVISA, isto é, uso terapêutico do medicamento que a ANVISA não reconhece como seguro e eficaz. Nesse sentido, o uso e as consequências clínicas de utilização dessa medicação para tratamento não aprovado e não registrado na ANVISA é de responsabilidade do médico.

O medicamento possui preço registrado na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED?

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, regulamentada pelo Decreto n° 4.766 de 26 de Junho de 2003, tem por finalidade a adoção, implementação e coordenação de atividades relativas à regulação econômica do mercado de medicamentos, voltados a promover a assistência farmacêutica à população, por meio de mecanismos que estimulem a oferta de medicamentos e a competitividade do setor. Consoante informações na página eletrônica da ANVISA 2, o medicamento possui preço registrado na CMED3,4.

Este medicamento está disponível no SUS?

Esse medicamento está incluído na lista de Assistência Farmacêutica do SUS nas formas de apresentação comprimido 200mg, creme 50mg/g e pó para ação injetável 250mg , e pertence ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica. Esse Componente é regulamentado pela Portaria GM/MS nº 1.555, de 30 de julho de    2013. Segundo tal norma, editada em consenso com todos os Estados e Municípios, cabe à União, aos Estados e aos Municípios o financiamento conjunto dos medicamentos fornecidos pelo referido componente, sendo que  os  Estados,  o  Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela seleção, programação,  aquisição, armazenamento, controle de estoque e prazos de validade, distribuição e dispensação dos medicamentos e insumos desse Componente,  constantes  dos  Anexos I e IV da RENAME vigente, conforme pactuação nas respectivas   CIB.