Capa » Medicamentos » Ácido Acetilsalicílico – Ação e Reação: Bula Medicamento

Ácido Acetilsalicílico – Ação e Reação: Bula Medicamento

Princípio Ativo: ácido acetilsalicílico

Nomes Comerciais : Aspirina, Aspirina Prevent, Ecasil-81, Aceticil, Melhoral, Salipirin, Somalgin, Cardio Aas, Cardio Aas Entérico, Salicin, Sifass, Analgesin, As-Med, Salicil, Bufferin, Bufferin Cardio , Bufferin Cardio , Bufferin Cardio, Asetisin, Antifebrin, Aas Protect, Aas Infantil, Acetildor, Sedalive.

Forma de Apresentação: Comprimido com 100 mg e 500 mg respectivamente;

Administração: Oral (Com autorização Médica).

Dose: Crianças (analgésico, antitérmicos) 10 a 15 mg por kg por dose a cada 4 a 6 horas, enquanto é necessário, (anti – reumático) 80 a 100 mg por kg de peso por dia, em doses divididas; Adultos (analgésico, antitérmicos) 325 a 650 mg cada 4 a 6 horas, (anti – reumático) 3,5 a 5,5 g doses divididas, (antiagregante plaquetário) 80 a 325 mg por dia (dose não está bem definida); Idosos são mais propensos à toxicidade pelo produto, usar doses menores;

Ação: Antigotoso, anti – hiperuricêmico;

Reação Adversa: náusea, barulho no ouvido, perda da audição, tempo de sangramento prolongado, erupção na pele Interação: Não há interação.

O que é o ácido acetilsalicílico ?

acido-acetilsalicilico

Acido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico é a substância ativa dos medicamentos com os nomes comerciais acima expostos. O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo de substâncias antiinflamatórias nãoesteróides, eficazes no alívio de dor, febre e inflamação. O ácido acetilsalicílico inibe a formação excessiva de substâncias mensageiras da dor, as prostaglandinas, reduzindo sensibilidade à dor. O ácido acetilsalicílico tem também, a capacidade de evitar o agrupamento das plaquetas, componentes do sangue que agem na formação dos coágulos sangüíneos. Ao inibir o agrupamento das plaquetas, o ácido acetilsalicílico previne a formação de coágulos (trombos) nos vasos sangüíneos, evitando assim certas doenças cardiovasculares.

Este medicamento está disponível no SUS?

Esse medicamento está incluído na lista de Assistência Farmacêutica do SUS nas formas de apresentação comprimido 100mg e 500mg, e pertence ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica. Básico da Assistência Farmacêutica. a Assistência Farmacêutica. Esse Componente é regulamentado pela Portaria GM/MS nº 1.555, de 30 de julho de 2013. Segundo tal norma, editada em consenso com todos os Estados e Municípios, cabe à União, aos Estados e aos Municípios o financiamento conjunto dos medicamentos fornecidos pelo referido componente, sendo que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela seleção, programação, aquisição, armazenamento, controle de estoque e prazos de validade, distribuição e dispensação dos medicamentos e insumos desse Componente, constantes dos Anexos I e IV da RENAME vigente, conforme pactuação nas respectivas CIB.