Últimas Notícias
Capa » Ciência » El Niño e La Niña o que é.

El Niño e La Niña o que é.

O que é El Niño e La Niña

Primeiramente, El Niño é um aquecimento fora do normal das águas sub-superficiais e superficiais da região do Oceano Pacífico na linha do Equador e perto dela. Um fenômeno que normalmente altera vários fatores climáticas da região onde acontece, e até globais(Índices pluviométricos, padrões de ventos e deslocamento de massas de ar). Não entendido plenamente pelo cientistas é um fenômeno que ocorre aleatório entre 2 a 7 anos. A duração é de 15 a 18 meses de águas quentes sendo distribuídas pela superfície do Oceano pacífico equatorial.
Para que se possa imaginar o que ele pode fazer com um clima veja a foto como ficou o norte do Chile em 30 de outubro de 2015  no deserto mais seco do mundo, O Atacama. Vendo assim é difícil acreditar que ele é o mais seco.
Atacama El nino

Confira os efeitos do fenômeno El Niño.

  1. Águas mais quentes que o normal na costa oeste da América do Sul.
  2. Concentração de peixes diminuída na região e costa oeste dos Estados Unidos e Canadá e central do Oceano Pacífico.
  3. Aumento da seca no nordeste Brasileiro.
  4. Na costa oeste da América do Sul, maior concentração de chuvas.
  5.  Na costa leste da Austrália, Índia e Indonésia mais seca na região.
  6. Cientistas acreditam que ele está relacionado com secas na África, verões mais quentes na Europa e com invernos mais quentes na região central dos Estados Unidos.

Origem do nome: espanhola.
História: foi denominado pelos pescadores, porque acontecia, as vezes, perto do natal el niño seria Jesus, cujo poder estava fazendo as águas aquecerem. E o nome passou a ser usado também pelos cientistas.

La Niña

Este é o quando o fenômeno ocorre inversamente. Está relacionado com resfriamentos incomuns na região do Oceano Pacífico equatorial.

El nino

Tags: El Niño e La Niña, clima