Últimas Notícias
Capa » Curiosidades » O mineral mais extraído no Brasil.

O mineral mais extraído no Brasil.

Ferro o mineral mais extraído no brasil

Mineral mais extraído no Brasil.

O Brasil tem uma boa posição como um dos maiores produtores de minérios. É o segundo produtor de ferro do mundo, atrás apenas da China. O mineral mais extraído no Brasil é o Ferro e também o mais exportado. Localizado no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais na serra dos Carajás, no maciço do Urucum(Mato Grosso do Sul) e no Pará.

O ferro é matéria prima para produção do aço. O minério de ferro é denominado, como encontrado na natureza como hematita(Fe2O3). Ele é matéria prima para a produção do aço, que fica presente em construções de todo o mais, enfim diversamente utilizada. O

O ferro é na química é um metal de transição, ele pode perder os três elétrons que tem na ultima camada e ficar como Fe³. Um íon positivo de um átomo que perdeu seus 3 elétrons.

É o elemento químico de número atômico 26 e Fórmula “Fe”. Sua massa é de 55,85 arredondado em 56, ponto de fusão é 3000 graus Célcios. Tem três formas alotróficas Gama, Alfa e Beta. O ferro junto com carbono e outros minerais formam as ligas metálicas.

Há também o minério Ferro heme e não heme, este é de origem vegetal aquele de animal.

As empresas que mais trabalham com esse elemento é a Vale, CSN, Samarco, MMX e Usiminas.

O ferro começou a ser utilizado pelo homem aproximadamente 5000 ano a.c e até hoje é o mineral mais utilizado, Porém por ser mais barato sua presença de processo num país não indica desenvolvimento. Esse título leva o ácido sulfúrico indicado de desenvolvimento de um país. Quanto mais um país sintetiza e processa o ácido maior o sua relevância industrial.

Em meio ácido o ferro é oxidado, ou seja, perde elétrons.

Oxidação do ferro

Em meio alcalino o íon ferro é reduzido,ou seja, ganha elétrons.

Redução do ferro em meio alcalino