Capa » saude » Significado resultado positivo no exame Anti HBs de Hepatite

Significado resultado positivo no exame Anti HBs de Hepatite

COMO COMPREENDER O EXAME:

Primeiro e bom ter a informação que a hepatite B é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado de HBV, e que ela e uma pandemia que acomete cerca de 349 milhões de pessoas no mundo. Compreender os seus resultados de teste de hepatite B (Anti HBs), no sangue pode ser confuso, e isso torna até de certo modo um pouco tenso, como compreender plenamente que os testes são positivos ou negativos ? nos respondemos:

Vamos lhe mostrar alguns exames divididos em pacientes:

PACIENTE 1:

Hepatite A – HAV IgG, Anti – Negativo
Hepatite A – HAV Igm, Anti – Negativo
Hepatite B – HBs, Anti – 800,0 UI/L
Hepatite B – HBsAg – Antígeno Austrália – 0,40
Hepatite C – HVC, Anti – 0,04.

Este exame sugere que este individuo foi vacinado ou já teve hepatite B no passado.

PACIENTE 2:

Hbsag – negativo
Anti Hbc – negativo
Anti Hbs – superior a 1000 Ui/l

Este exame sugere que o paciente esta imune.

PACIENTE 3:

HBsAG: Não Reagente
ANTI HBC IgG: Reagente
ANTI HBC IgM: Não Reagente 0,43
ANTÍGENO HBe: Não Reagente 0,37 IU/ml
ANTICORPOS ANTI HBe: Reagente 0,28
ANTICORPOS ANTI HBS: Não Reagente 3,02 mUI/mL

Exame positivo para hepatite B.

PACIENTE 4:

HBSAG – nâo reativo
IGM – Anti-HBC – não reativo
Anti-HBC total – reativo
Anti-HBE – reativo
Anti-HBS – reativo com 108,8

Isso é padrão de infecção antiga e que já foi curada.

Devem ser levado em conta no exame Anti Hbs ?

(I) – O exame mostra anti-HBc positivo sem anti-HBs ou HBsAg positivos são muito raro. Ocorre em menos de 1% das sorologias realizadas. Não é uma situação que do conhecimento de todos.
(II) – Com o anti-HBe e anti-HBc são positivos, isso indica que você já foi contaminado pela hepatite B. Esse é o primeiro ponto.
(III) – O anti HBc IgG positivo indica infecção antiga. Se fosse Anti-HBc IgM positivo indicaria infecção recente.
(IV) – Se você também tivesse anti HBs positivo, isso indicaria infecção curada.
(V) – Se você tivesse HBsAg positivo, isso indicaria infecção crônica e não curada.

Exame de sangue

Exame de sangue

Mas caso no seu exame não tem nenhum dos dois positivos. Como o seu anti-HBs e o HBsAg são negativos, isso provavelmente indica uma infecção muito antiga, a ponto do nível desses anticorpos terem caído tanto, que se tornaram negativos na sorologia do exame. Deste modo, não conseguiremos saber se se trata de uma infecção curada muito antiga ou uma infecção crônica muito antiga.

Se você não tiver nenhuma alteração ao nível do fígado, provavelmente é cura. Se tiver exames hepáticos alterados, o provável é uma infecção crônica de muitos anos. Existe um exame e sangue que pesquisa o DNA do vírus da hepatite B. Ele pode ser usado para tirar essa dúvida. O ideal é você ser visto por um hepatologista para confirmar o meu raciocínio.

Segundo: (MDSAÚDE.COM) Dr. Pedro

Anti-HBs = É o anticorpo produzido contra o vírus. Normalmente ele aparece quando a infecção está curada ou quando o paciente foi vacinado. Pacientes com hepatite B crônica nunca apresentam anti-HBs positivo. Pacientes com anti-HBs positivo e HBsAg negativo são aqueles que estão imunes a hepatite, seja por vacinação, ou por já terem tido a doença antes.

HBeAg e Anti-HBe = o HBeAg é uma proteína do núcleo do vírus e costuma estar presente quando o mesmo encontra-se em grande atividade. O HBeAg costuma estar positivo na fase aguda e nos casos de hepatite B crônica com alta replicação viral. O anti-HBe é um anticorpo que surge quando o paciente se cura ou quando sua infecção crônica está adormecida e o vírus não está se multiplicando.

HBsAg = é uma proteína existente na superfície do vírus. Se o HBsAg for positivo, indica que o vírus está presente na circulação. Pacientes com hepatite B crônica permanecem com HBsAg positivo para sempre já que nunca se livram do vírus. Pacientes curados têm HbsAg negativo.

Anti-HBc = É um outro anticorpo contra o vírus B. O anti-HBc IgM está positivo nos casos agudos. O anti-HBc IgG é um anticorpo que está presente em todos que já tiveram hepatite ou a tem cronicamente. Quem, por exemplo, foi vacinado apresenta.

Qualquer duvida pergunte nos comentários:

  • Geraldine D. Zimbler Kuss

    Ser vacinado contra Hb deixa sinais no exame de sangue?

  • July RB

    bom dia, meu exame deu 36,50 mUI (referencia 10mUI), entretanto o AST e ALT deram dentro da normalidade. Neste caso devo procurar um hepatologista?

  • Marcos Leandro

    Bom dia meu exame Hbs Ag deu reagente e o Anti Hbs deu Inferior a 2,0