Capa » Frutas » Ameixa – Você nem imagina nos benefícios dessa fruta!

Ameixa – Você nem imagina nos benefícios dessa fruta!

Ameixa – Você nem imagina nos benefícios dessa fruta!

Ameixa é uma das frutas que nos oferecem maior opção de tipos e cores, existindo mais de 2000 variedades, em formas e cores que vão do âmbar ao preto.

ameixa

A ameixa pode ser originária de diversos lugares, aqui no Brasil é uma das frutas mais conhecidas e apreciadas, sendo consumida tanto in natura, quanto seca, com período de safra entre dezembro e fevereiro.

Na ameixa existe substâncias presentes em sua composição; os fenóis, que tem poder antioxidante, ou seja, eles combatem os radicais livres e protegem a saúde. Isso evita diversas doenças causada pelo envelhecimento precoce das células causado pelos radicais livres.

Conheça alguns Benefícios da Ameixa!

Ajuda a manter níveis adequados de glicose no sangue:

A ameixa ajuda a controla a glicemia por apresentar um baixo índice glicêmico. É a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados no sangue na forma de glicose.

Além disso, o consumo da ameixa com outros alimentos reduz o índice glicêmico da refeição como um todo, o que é extremamente benéfico.

ameixa-preta-secaRegula o funcionamento intestinal:

Uma das propriedades mais conhecidas da ameixa é eu efeito laxativo. Ele auxilia pessoas que possuem um trânsito gastrointestinal mais lento e que com isso sofrem com constipação.

Regula o funcionamento intestinal:

Uma das propriedades mais conhecidas da ameixa é seu efeito laxativo, auxiliando pessoas que possuem um trânsito gastrointestinal mais lento e que com isso sofrem com constipação.

Previne anemia e melhora a resistência imunológica:

O ferro é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e transporte de oxigênio. Além de ser fonte desse mineral, a ameixa também é uma boa fonte de vitamina C. Ela melhora a absorção do ferro pelo intestino, combatendo assim a deficiência desse nutriente que pode levar à anemia.

Melhora a saúde dos ossos:

Os benefícios da ameixa na manutenção e recuperação da densidade óssea. Os flavonoides e demais compostos fenólicos presentes na fruta auxiliam na reversão da perda de massa óssea.

Ajuda na manutenção e ganho de Massa Muscular:

As ameixas são ricas em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos. Como já bastante conhecido, a falta de potássio pode inclusive levar a câimbras e fadiga muscular.

mudas-de-ameixaReduz o colesterol:

As fibras insolúveis presentes nela são metabolizadas pelas bactérias do intestino grosso, produzindo ácidos graxos de cadeia curta. Entre eles o ácido propiônico, que tem demonstrado ter papel inibidor sobre umas das principais enzimas envolvidas na produção endógena de colesterol, a HMG-CoA redutase. 

As ameixas devem ser preferencialmente consumidas com casca, pois nela estão contidos boa parte dos nutrientes responsáveis por todos os benefícios da fruta.