Capa » Sem categoria » Círculos de fada da namíbia- ENSINO DICAS

Círculos de fada da namíbia- ENSINO DICAS

fairy_slideshow

Chamado de círculos de fadas, o deserto da Namíbia (África) são áreas estéreis que são curiosamente cercadas por uma vegetação perene que pode atingir até 35 metros de largura.

O padrão desses círculos é caracterizado pelo espaçamento regular e arranjo hexagonal. Embora padrões de vegetações regulares sejam comuns na natureza, a comunidade científica concorda com a motivação que articula. A verdade é que existem várias hipóteses sobre a origem destes círculos.

Hipóteses

Uma aponta para a ação de cupins que criariam grandes círculos na areia. A outra diz que ocorre a interação entre a água escassa e plantas que criam esses padrões. Durantes anos foram feitas pesquisas e chegaram a algumas hipóteses do que poderia ser esses círculos:  ou são cupins ou são plantas.de acordo com o estudo realizado pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária na Universidade de Princeton (EUA) e publicado na revista Nature, as duas hipóteses são válidas. Para conciliar as duas perspectivas através de modelos de simulação, eles descobriram que ambos os cupins na areia (Psammotermes allocerus) como a vegetação, converge para o surgimento dos famosos círculos de fadas; isto é, os dois formam uma causa conjunta desses padrões regulares e auto – organização. A pesquisa foi validada por dados de campo de quatro continentes: África, América do Norte, América do Sul e Austrália.

fairy-circles-1