Capa » Sem categoria » Cura para o suicídio

Cura para o suicídio

Cura para o suicídio

suicidio

Eu li uma estatística, um outro dia, aparentemente dos Estados Unido, que todos os anos 800 mil pessoas cometem suicídio em escala global. Isso é um número maior do que o total de pessoas que morrem em conflitos armados e desastres naturais combinados, para você refletir.

O que isso significa é que os horrores das guerras e os horrores das mudanças climáticas, enquanto que horríveis, sem dúvida,  não se compara em número ao total de pessoas que escolhem cometer suicídio todos os anos, que através de atos voltários operam eles mesmos a sentença de morte.

O que há de errado com esse tipo de cena, que tipo de câncer tem sequestrado a consciência deles. Como eu posso usar minha própria amígdala para fazer de mim a minha maior ameaça, meu maior fator de risco.

O que eu quero dizer é que as implicações são horríveis, como tenho dito, a depressão e ansiedade estão sendo diagnosticadas a nível de epidemia que há uma fratura fundamental na mente coletiva, que nós estamos famintos por significado, isso é nosso desejo por heroísmo cósmico

Isso é o que Leon Tolstoi disse: é incapacidade humana de viver sem uma maneira de ligar o finito com o infinito que está severamente ameaçada.

Nós não temos mais fé alguma em grande número, não temos uma conexão com alguma coisa maior do que nós mesmo.

A maioria de nós tem falhado em ter alguma experiência mística significativa. Nós estamos famintos por um significado maior e realização pessoal. Nos estamos buscando, estamos famintos por algo a mais. E ainda assim, parece que não encontramos o que estamos procurando.

Há uma grande linha de um cineasta que diz: a procura é o que qualquer um empreenderia, eles não estão afundados no quotidiano e na gravidade, nem no pântano de suas próprias vidas para meramente torna-se consciente que a possibilidade da busca é estar em algo.

“Não estar em algo é estar em desespero. “

Então, eu acho, hoje, essa é a nossa crise, isso acontece porque nossa sociedade, nossas cidades, nossa estrutura social estão organizadas numa forma que opressiva para muitos de nós. Essa estrutura não permite atos de heroísmo cósmico(Jesus), não permite a morte simbólica do dragão(diabo).

“Algumas pessoas são tão pobre e tudo que tem é dinheiro”.

Então, eu acho que temos que repensar essa imagem inteira de como organizamos nossas vidas, para termos um tipo melhor de estrutura simbólica que permita nossa psiquê nos unir com algum significado maior.

Então, para terminar, que nossa vida possa se apoiar em algo, isso, eu acho, pode ser nossa cura.